domingo, 19 de outubro de 2008

Tento na língua

Gosto muito da língua portuguesa. Tanto é que é nesta língua que se escreve neste blogue. Na medida em que estou aqui na função de cantoneiro, venho desde já avisar que há certas partículas proibidas nos comentários, são elas:

Alevantar O acto de levantar com convicção, com o ar de 'a mim ninguém me comepor parvo!... alevantei-me e fui-me embora!'.

Amandar O acto de atirar com força: 'O guarda-redes amandou a bola para bem longe'

Aspergic Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.

Assentar O acto de sentar, só que com muita força, como fosse um tijolo a cairno cimento.

Destrocar Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.

É assim...Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer dizernada e não serve para nada. Deve ser colocado no início de qualquer frase. Muito utilizado por jornalistas e intelectuais.

Falastes, dissestes...Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex.: eu falei, tu falaste, elefalou, TU FALASTES..

Há-des Verbo 'haver' na 2ª pessoa do singular: 'Eu hei-de cá vir um dia; tuhá-des cá vir um dia...'

Inclusiver Forma de expressar que percebemos de um assunto. E digo mais: euinclusiver acho esta palavra muita gira.Também existe a variante 'Inclusivel'.

Númaro Também com a vertente 'númbaro'. Já está na Assembleia da República uma proposta de lei para se deixar de utilizara palavra NÚMERO, a qual está em claro desuso. Por mim, acho um bom númaro!

Parteleira Local ideal para guardar os livros de Protuguês do tempo da escola.

Prontus Usar o mais possível. É só dar vontade e podemos sempre soltar um'prontus'! Fica sempre bem.

Quaise Também é uma palavra muito apreciada pelos nossos pseudo-intelectuais... Ainda não percebi muito bem o quer dizer,mas o problema deve ser meu.

Stander Local de venda. A forma mais famosa é, sem dúvida, o 'stander' de automóveis. O 'stander' é um dos grandes clássicos do 'português da cromagem'...

Tipo Juntamente com o 'É assim', faz parte das grandes evoluções da língua portuguesa.Também sem querer dizer nada, e não servindo para nada, pode ser usado quando se quiser, porque nunca está errado, nem certo. É assim... tipo, tás a ver?

Treuze Palavras para quê? Todos nós conhecemos o númaro treuze.

Téni O que se procura quando nos falta um dos ténis. Prevê-se a mesma evolução para lápi. "Eu gosto de ter o meu lápi bem afiado".

Quaisqueres Qualquer um sabe que vários qualqueres são um quaisqueres.

Na verdade esta recomendação não foi redigida por mim, mero cantoneiro, entrou aqui por portas travessas.

Com aprumo e limpeza,

Timoneiro

Sem comentários: