quarta-feira, 19 de novembro de 2008

1794

Hoje dei por mim sem quarto. Não por a minha casa ter sido alvo de um ataque bombista, mas porque a desordem era tal que nem eu lhe conseguia chamar quarto. Agora já consigo.
No meio da bagunça, encontrei um velho companheiro maçudo intitulado "Dicionário da Língua Portuguesa" 8ª edição, revista e actualizada, mas é de 1999 e ainda não inclui "bué" como palavra, o que lhe tira logo o estatuto de actualizado. Mas eu gosto dele à mesma. Estava eu a colocá-lo na estante (não percebo porque é que não estava lá porque não o uso vai para uma longa temporada), quando este me escorrega da mão e cai. Ao cair abriu-se numa página. Esta página deu-me a conhecer palavras, vá lá, peculiares. São elas:

Escrófula - ingurgitamento de gânglios linfáticos do pescoço, de origem tuberculosa, que pode ser seguido de ulceração.

Escrofulariáceas - família de plantas dicotiledóneas, herbáceas ou arbustivas, de flores de corola gamopétala, também designadas por Rinantáceas e Veronicáceas.

Escruncho - roubo por arrombamento

Escurra - indivíduo desprezível; bobo

Lá está. Além de ter revisto o modo de escrita de outras tantas, melhorei o meu conhecimento a nível médico e botânico!

Timoneiro

P.S - Para quem não acredita vão às páginas 662 e 663 do dicionário (claro que um da mesma edição). Incrivelmente, consegui perder à volta de meia-hora com esta brincadeira.

P.S.S - 1794 é o número de páginas que o dicionário tem

Sem comentários: